;
Três perguntas, a propósito das declarações do secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, que ontem estabeleceu uma relação que veio incendiar, ainda mais, a polémica em torno da Igreja Católica - o número dois do Vaticano garantiu que existe uma relação entre pedofilia e homossexualidade para rejeitar uma ligação entre os casos de abusos sexuais no seio da Igreja e o celibato dos padres.
"Muitos sociólogos, muitos psiquiatras demonstraram que não há uma relação entre celibato e pedofilia, mas muitos outros demonstraram, e disseram-mo recentemente, que há uma relação entre homossexualidade e pedofilia", disse Bertone aos jornalistas, durante uma visita ao Chile. E acrescentou: "Isto é verdade, este é o problema."
Além disso, o cardeal garantiu que a Igreja nunca mandou esconder os casos de pedofilia ou tentou suspender quaisquer investigações. E assegurou que Bento XVI já terá reunido com algumas vítimas "em várias ocasiões", pedindo perdão pelos casos de abuso. O Papa, de resto, continua disposto a fazê-lo. Contactada pelo i, a sala de imprensa da Santa Sé não quis fazer quaisquer comentários às declarações do cardeal Tarcisio Bertone.
Perguntas:
01- Como deve lidar a Igreja com os casos de homossexualidade e pedofilia?
02- O celibato entre os padres pode ser uma das razões por trás dos casos de pedofilia na Igreja?
03- Qual deve ser hoje o papel da Igreja na sociedade?
Padre José Maia
01- Quando pessoas com uma vinculação religiosa e consagração à Igreja cometem pedofilia é o mesmo que para toda a gente em todo o mundo, é crime. Se há indícios, provas, não há razão para serem tratadas de forma diferente. Já a homossexualidade não é impeditiva de uma pessoa ser católica. A moral da igreja vai acompanhando a dos povos. Há questões hoje que não é a Igreja a pô-las, são transversais à sociedade e apanham a vida política, o Exército. Não era costume haver casamentos homossexuais, mas a Igreja defende a maturação dos costumes, o que demora tempo.
02- Não penso que o celibato seja uma razão para a pedofilia. Quando muito, a convivência entre padres admito que possa ser susceptível à homossexualidade.
02- Não penso que o celibato seja uma razão para a pedofilia. Quando muito, a convivência entre padres admito que possa ser susceptível à homossexualidade.
03- A Igreja vai continuar a ser o que foi sempre. Estes erros devem levar a igreja a purificar-se. Era bom que em todo o lado houvesse a humildade do Papa perante os erros. Não se fortalece a sociedade enfraquecendo as instituições.
Fonte:http://www.ionline.pt/
2 comentários:
Muito bom seu blog parabéns gostei muito
=D
adim do www.baixeapalavra.com.br
è Criador do www.catolicosblog.baixeapalavra.com.br
Agradeço muito pelo elogio :D
Continue visitando o blog!
Postar um comentário