quarta-feira, 23 de junho de 2010

Os símbolos da Liturgia Católica


Olá Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo Jesus,  a paz! 
 Quero desculpar-me por não estar postando assiduamente no blog, mas já estou de volta (Graças a Deus) para dar continuidade à evangelização cibernética! A Todos a paz de Cristo e o amor de Maria!

Na postagem de hoje deixarei explicações sobre alguns símbolos que existem em nossa Liturgia e que por mais que o achemos belos, às vezes, não sabemos seus significados. 




IHS - Monograma das iniciais das palavras latinas Iesus Hominum Salvator, que significam: Jesus Salvador dos homens. Empregam-se sempre em paramentos litúrgicos, em portas de sacrário e nas hóstias.

 Alfa Ômega - Primeira e última letra do alfabeto grego. No Cristianismo aplicam-se a Cristo, princípio e fim de todas as coisas. Baseando-se nas palavras próprias de Cristo, no Apocalipse: Ego sum alpha et omega, primus et novissimus, principium et finis. [Vulgata, Apocalipse 22.13] Eu sou o alfa e o ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.
O peixe – símbolo de Cristo. No início do Cristianismo, na Igreja Nascente, em tempos de perseguição, o peixe era o sinal que circulava entre os cristãos para representar o Salvador. É que as iniciais da palavra peixe na língua grega – IXTYS – explicavam quem era Jesus: o Cristo, Filho de Deus Salvador. Em tempos de perseguição e na cultura grega da época o símbolo  fazia mais sentido. Hoje estamos longe dessa realidade e isso dificulta a sua compreensão.
 
Estas letras, do alfabeto grego, correspondem em português a C e R. Unidas, formam as iniciais da palavra CRISTÓS (Cristo).

Até o próximo post! Que Deus vos abençoe sempre!

1 comentários:

Anônimo disse...

Paz,
Bacana a postagem, muitos cristãos católicos não conhecem os Símbolos de nossa fé, eis que é essa a nossa Missão, levar muitos a conhecer sobre a Igreja de Jesus.
Visite a nova postagem do blog
http://www.deuspermita-me.baixeapalavra.com.br/2010/06/fale-com-um-de-nossos-locutores.html
Paz e unção!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails