Não? Então deixe-me apresentá-lo :D
É uma cruz com o formato de T (tau) - última letra do alfabeto hebraico e 19ª letra do alfabeto grego - que corresponde ao T do nosso alfabeto. O tau foi mencionado apenas uma vez na Bíblia, onde simbolizou salvação ao povo hebreu no antigo testamento. Como é mostrado no Livro de Ezequiel:
"E a glória de Deus de Israel se levantou do querubim sobre o qual estava, e passou para a entrada da casa e clamou ao homem vestido de linho branco, que trazia o tinteiro de escrivão à sua cintura. E disse-lhe o Senhor: passa pelo centro de Jerusalém e marca com um Tau as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem na cidade". (Ez 9,3-4) .
Além disso, o tau é a mais antiga grafia em forma de cruz e significa Verdade, Luz, Poder e Força da mente direcionada para um grande bem. A reta vertical simboliza a terra,a busca incessante do homem por Deus; a horizontal representa o céu, Deus. O encontro das duas é o equilíbrio entre Deus e a humanidade. Em 1215 o Sumo Pontífice Inocêncio III prega um novo símbolo cristão e São Francisco, estando presente nesta reunião, assume o Tau como símbolo de sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores. São Francisco o propagou em suas bênçãos e declarações por escrito, pois sempre marcava-as com o sinal do TAU na cor vermelha, simbolizando a cruz de Cristo, sinal de nossa salvação. Com isso, o sinal do A.T. foi "atualizado" ao sacrifício do N.T. No Tau de São Francisco há três nós simbolizando os três votos do religioso perante a Deus: OBEDIÊNCIA, CASTIDADE E HUMILDADE. Votos estes que se estenderam à Ordem dos Frades Menores, à Ordem das Clarissas, e depois para diversas congregações masculinas e femininas.
O tau não é um amuleto, é um sacramental; ou seja, deve ser utilizado como sinal de conversão, de simplicidade, de serviço a Deus e aos irmãos; aspectos da vida cristã e do ideal franciscano de sermos sempre solícitos aos irmãos em Cristo Jesus.
PAZ E BEM, meus estimados irmãos!
0 comentários:
Postar um comentário