segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher



Gostaria de parabenizar todas as mulheres por este dia... Poderia descrevê-lo apenas como um dia especial, mas creio que esse dia é bem mais do que isso, ele é uma espécie de lembrete, de alerta. O Dia 8 de Março é considerado o dia internacional porque nesta data, no ano de 1857, as operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um protesto contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em Nova York
.

O incêndio de uma fábrica têxtil, na mesma cidade, a 25 de Março de 1911 foi um grande desastre industrial. Ficou registrado a morte de 146 costureiras que morreram no fogo ou se precipitaram do edifício.As condições de insegurança na fábrica eram grandes: têxteis inflamáveis guardados em toda a fábrica, fumar era frequente, a illuminação era providenciada por iluminação a gás e não existiam extintores de fogo. Durante a tarde de 25 de Março de 1911 desencadeava-se um incêndio. Os operários do décimo e oitavo andares foram notificados e a maioria salvou-se. No entanto, o alerta para o nono andar tardou a chegar.

Todas essas mulheres lutavam por melhores condições de vida, por salários mais justos, e por uma sociedade mais igualitária. Se formos observar os fatos, não há muito o que se comemorar, os salários das mulheres que desempenham os mesmos serviços que os homens, são, na maioria, 30% menores que os deles. Muitas das mulheres que marchavam para obter maiores direitos, em 1857, sofriam agressões físicas e sexuais. O que temos hoje a comemorar? A poucos dias vi em um noticiário o fato de mulheres que passavam por assédio sexual em certa empresa. É inegável que, nós, mulheres, obtivemos grandes vitórias... Isso até me faz lembrar a ideia da Pangênese, do ano 410 a.C, onde os gregos acreditavam que as mulheres eram apenas objetos com a finalidade de alojar os filhos dos homens em seus úteros, até que estes pudessem chegar ao mundo. HAHAHA, desculpem-me, mas como não rir de uma banalidade dessas... E o pior de tudo é que só foi descoberto que a mulher também é portadora de material genético no século XIX, por Mendel. Conquistamos o direito do voto, de liberdade de expressão, estamos cada vez mais inseridas no mercado de trabalho, vivemos um novo quadro de independência econômica - em crescimento - etc. Mas muito ainda pode ser feito! Precisamos viver de forma mais justa e mais digna!

Por favor, homens e mulheres, que esse dia não seja apenas uma data supérflua no calendário de vocês, com uma finalidade unicamente consumista, capitalista. Não pactuem com essa sociedade machista em que vivemos atualmente, onde um grande orgulho é ver uma mulher expondo seu corpo como se fosse carne nos açougues *. Lembrem-se que todos nós somos Templo do Espírito de Deus, nossos corpos foram feitos para glorificar a Deus, não somos objetos, não somos menos competentes,não somos inferiores... Somos todos iguais!

...



No amor do Pai, Daniela Uchôa .



2 comentários:

Meire Brentan disse...

Ola Daniela,

Passei rapidinho pra dizer que vc pode, é claro, pegar o trecho que quiser,pra publicar aqui, fico grata.

Abraços
Meire
artyspaula.blogspot.com

Daniela Uchôa disse...

obrigada!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails