sábado, 6 de fevereiro de 2010

Aproxima-se a Quaresma



Caríssimos,
Há um tempinho não posto nada aqui ... Mas estou de volta (UHU!).
Primeiramente quero dizer que o blog vai ter uma linguagem um pouco mais jovial, senão ninguém visita (risos). Desculpem os mais antigos e de linguajar rebuscado, mas eu preciso de um pouco de crédito da Juventude. [O blog chama-se Ponto de Evangelização e está direcionado à juventude católica; POR FAVOR sugira algo, meu email: danieladenazare@gmail.com]
Bom esta postagem tem como assunto a QUARESMA, tempo bastante próximo, destaco símbolos e alguns ensinamentos para ajudar a quem ainda não está ligado sobre o assunto. Paz e Bem!



' Quaresma é uma palavra originada do latim, e significa quadragésima (relativo ao número 40). O número 40 aparece várias vezes na Bíblia, como por exemplo os 40 dias do dilúvio, os 40 anos que o povo hebreu passou no deserto, os 40 dias em que Elias caminhou, e, finalmente os 40 dias em que Jesus jejuou e foi tentado por Satanás do Deserto (confira no Evangelho segundo São Lucas 4,1-13). O número quatro simboliza o universo material, os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de criar um clima adequado e dirigir o coração para algo de grande importância que está prestes a acontecer.




Na Liturgia Católica, a Quaresma é o período em que lembramos os 40 dias que Jesus jejuou e foi tentado no deserto até a sua volta gloriosa a Jerusalém, ela começa com a celebração da Quarta-feira de Cinzas e termina na Missa da Quinta-feira Santa (Missa da Ceia do Senhor). A Quaresma antecede a festa ápice do Cristianismo, a Ressurreição de Cristo Jesus, a grande Vigília do Sábado para a Ressurreição no Domingo.


A liturgia pede que na Quaresma se use o roxo, sinal de reflexão, penitência. E é isso que a liturgia nos convida a viver durante esse período, é um tempo de renovação espiritual, reconciliação com Deus, perdão, reflexão, penitência, fraternidade. Sobre Fraternidade, é um propósito bem enfatizado no Brasil desde 1964, pois durante a Quaresma a Igreja nos convida a viver a campanha da fraternidade, que todo o ano aborda um tema urgente e necessário. '


Espero que esse texto possa ajudá-los a vivenciar este momento quaresmal que se torna próximo; peçamos o auxílio do Senhor para que possamos segui-lo passo a passo, para morrer para as misérias, fraquezas, pecados...Abandonemos o velho Adão,para ressurgirmos com Ele para a Nova Vida, A Páscoa do Senhor.

Pax et Bonum!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails