quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Fé sem obras ?


Olá, queridos irmãos em Cristo;
Fiquei algum tempo sem postar algo por causa de tempo mesmo, mas estou de volta para contar a vocês um fato interessante que me ocorreu no dia de ontem (24). Logo ao acordar pude ouvir a Radio Boas Novas que estava sintonizada na casa ao lado, do vizinho protestante. O pastor, na Rádio, dizia: "Irmãos, saibam que a fé é um dom de Deus, e que nós, homens, não podemos afirmá-la através de nossas obras, pois todas são corruptíveis, ou corrompidas." Admito que fiquei boquiaberta, perplexa... Então quer dizer que a Santa Igreja Católica sempre nos ensinou algo errado ? Sempre acreditei que a fé é demonstrada através das obras...
.
Fiquei o dia inteiro refletindo sobre o assunto, e então resolvi agir. Recordei-me do Evangelho do último domingo (1º Domingo da Quaresma), observe que o diabo tentava a Jesus utilizando palavras das Sagradas Escrituras; Jesus, porém, respondia da mesma forma. ( confira Lc 4, 9-13), conclui que as palavras das Sagradas Escrituras, se usadas como armas, com o intuito de agredir, ou exaltar-se, perdem todo o seu sentido; interpretações livres sempre confundirão os fiéis, se estes não procurarem conhecer a sua Igreja, e viverem a sua Fé..
.
São Paulo, na Carta aos Romanos, diz que a fé é um dom gratuito de Deus, e não de nossas obras para que nós não venhamos a nos gloriar delas. Ora, parece-me bem lúcido dizer que a fé não é um presente de Deus dado apenas àqueles que realizam boas obras, pois a fé é um DOM gratuito Dele, e não mérito nosso.
.
São Tiago, em sua carta, nos diz: " Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não tem as obras? ", e mais ainda: "Queres então saber, homem fútil, como a fé que não se traduz em obras é vã?". E da mesma forma como São Paulo cita Abraão como homem justo e de fé, São Tiago afirma: "Se o nosso pai Abraão foi declarado justo, será que não foi por causa de suas obras, a ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar?"... "Como estás vendo, a fé concorreu para as obras, e as obras completam a fé."
.
"Podeis ver, pois, que alguém é justificado com base naquilo que faz e não simplesmente pela fé."
(confira Tg 2, 14-26), leia agora o Evangelho Segundo Mateus 7,22-13a: "'Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?' Então, eu lhes declararei: Jamais vos conheci (...)"
.
Se a Caridade não fosse importante para a nossa Salvação, por qual motivo São Paulo faria um hino à ela ? (1Cor 13) E ainda concluiria dizendo: "Atualmente, permanecem estas três: fé, esperança e caridade. Mas a maior delas é a caridade." É, irmãos, as palavras de São Tiago agora me parecem bem mais claras, "Porque a fé sem obras, é uma fé morta." (Tg 2,26)
.
Fiquem com a Paz de Cristo e com o Amor de Maria.
Daniela Uchôa



2 comentários:

Meire Brentan disse...

Olá Daniela,

Passei pra conhecer e convida-lá pra também conhecer meu blog estou fazendo um sorteio de divulgação sua visita é muito importante. O Blog é sobre artes sacras, endereço abaixo.

Boa Semana
Meire
www.artyspaula.blogspot.com

Daniela Uchôa disse...

Obrigada por sua visita,
estarei visitando o seu blog!

E que tal uma parceria ?

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails