segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010 - Ecumênica

cl.
A Quarta-feira de Cinzas está bem próxima, e vem para trazer-nos novo tempo: de penitência, de jejum, de oração, de conversão e também de exercício da Caridade por meio da Fraternidade. Sobre Fraternidade, é um propósito bem enfatizado no Brasil desde 1964, pois durante a Quaresma a Igreja nos convida a viver a Campanha da Fraternidade, que este ano aborda o tema: Economia e Vida. E seu lema é: " Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro " (Mt 6,24)
É importante esclarecer que este ano a CAMPANHA DA FRATERNIDADE é ECUMÊNICA, ou seja, seu objetivo geral é Unir Igrejas Cristãs e pessoas de boa vontade na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e paz.
.

Aqui destaco alguns trechos do documento da CONIC (CONSELHO NACIONAL DE IGREJAS CRISTÃS DO BRASIL) sobre a CFE 2010:

O tema da CF-2010 Ecumênica - “Economia e Vida” - foi escolhido a partir de sugestões nascidas da consciência cristã das Igrejas-membro do CONIC. Na Bíblia, os pobres e todos os
necessitados estão no centro da justiça que Deus exige das relações humanas e econômicas. A pobreza é produto de decisões e de políticas humanas. Reverter a situações de extrema necessidade de um elevado número de cidadãos e cidadãs brasileiros é obrigação inadiável de uma de uma sociedade como a nossa que aspira a ocupar lugar entre os países mais desenvolvidos do mundo.


A Campanha quer contribuir a equacionar a relação entre economia, vida humana e conservação do meio ambiente vital. Reconhecendo a natureza social e política da economia, a CFE deve avaliar criticamente o sistema econômico hegemônico e as opções políticas dos governos a partir das condições de vida das pessoas que sofrem pelo perpetuar-se do estado de pobreza e de miséria.

Precisamos denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte. A Campanha nos convida a lutar para: incluir a alimentação adequada entre os direitos previstos na Constituição Federal; erradicar o analfabetismo; eliminar o trabalho escravo; combater o trabalho infantil; conseguir uma tributação justa e progressiva; garantir o acesso à água e continuar a luta pela Reforma Agrária.

Vivamos todos fielmente este belo momento de fraternidade e com o propósito último da CARIDADE!


Abraços,
Danii *-*

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails